Pular para o conteúdo principal

AULA DE IED. TEORIA DO ORDENAMENTO JURÍDICO.

1. A TEORIA DO ORDENAMENTO JURÍDICO
-Segundo Norberto Bobbio o termo direito – entendido como direito objetivo – indica portanto um tipo de sistema normativo, não um tipo de norma, pois "só em uma teoria do ordenamento o fenômeno jurídico encontra sua adequada explicação". Assim, a norma jurídica é definida a partir do ordenamento, e não o contrário. Ou seja, não existem ordenamentos porque há normas jurídicas, mas existem normas jurídicas porque há ordenamento. Esse é o principal argumento da teoria do ordenamento jurídico.

-Bobbio antecipa que a teoria do ordenamento é a única capaz de oferecer uma resposta satisfatória ao problemas das normas sem sanção, ao problema da eficácia e um critério seguro para distinguir normas meramente consuetudinárias das normas jurídicas.

2. Teoria da Norma fundamental
-O poder constituinte é o poder máximo dentro do ordenamento jurídico. Sendo o poder último, devemos supor, uma norma que atribua ao poder constituinte o direito de produzir normas jurídicas. Essa norma, denomina-se norma fundamental.

-Uma norma só é válida quando pode ser inserida em uma norma fundamental, ou seja, a norma fundamental é o critério que permite se uma norma pertence a um ordenamento. Explicando com as palavras de Norberto Bobbio, é o fundamento de validade de todas as normas do sistema.

3. Teoria da Antinomia

-A antinomia jurídica como fenômeno legal moderno surge como algo inerente ao sistema normativo em que se transformou o direito.

-É de suma importância caracterizar que justamente por ser o sistema normativo algo mutável de acordo com as situações fáticas da sociedade humana, motivo pelo qual as antinomias aparecem. Para tanto deve o jurista solucionar o conflito e sempre lutar pelo estabelecimento da unidade lógica do sistema. As palavras de Paulo Dourado de Gusmão nos tornam clarividentes estes ensinamentos:

"Pode-se dizer que um dos objetivos da ciência do direito é construir o ‘sistema jurídico’, por muitos denominado ordenamento jurídico. O direito encontra-se disperso em várias normas, aparecidas em épocas diferentes, destinadas a satisfazer necessidades criadas por variadas situações sociais e a solucionar os mais diversos conflitos de interesses.
(...)
Sistema jurídico é, pois, a unificação lógica das normas e dos princípios jurídicos vigentes em um país, obra da ciência do direito. Para obtê-la, elimina o jurista contradições porventura existentes entre normas e entre princípios; estabelece hierarquia entre as fontes do direito, escalonando-as; formula conceitos, extraídos do conteúdo das normas e do enunciado nos princípios, agrupa normas em conjuntos orgânicos e sistemáticos, levando em conta a função que devem elas cumprir, como é o caso das instituições; estabelece classificações, ou seja, aponta o lugar de cada norma no sistema.
(...)
A construção do sistema por objetivo, nota Cogliolo, descobrir os pontos obscuros e contraditórios ou incompletos contidos nos princípios e nas normas, bem como harmonizar e coordenar as finalidades opostas de dois ou mais institutos".

4. Teoria das Lacunas

-Teorias sobre as Lacunas do Direito ® segundo Carlos Cossio as teorias que tentam explicar as lacunas do direito são as seguintes:

a – Teoria do Realismo Ingênuo: tem fundamento na evolução da sociedade, ou seja, a lei é criada para resolver conflitos sociais que surgem das mais variadas relações jurídicas, mas, entre a data da criação da lei e sua publicação ocorrem situações as mais diversas que muitas vezes escapam à visão do legislador. E assim ocorrem espaços vazios, brancos, no texto legal.

-Segundo o jurista Vellado Berron a tese do Realismo Ingênuo sobre a existência das lacunas tem por finalidade justificar o arbítrio dos juízes, ou seja, os julgadores só podem se valer da integração quando houver omissões na legislação. Por conseguinte, é fácil perceber que a tese tem fundamento na idéia de que o Direito é uma ordem estática.

b – Teoria do Empirismo Científico: é uma teoria que tem base na chamada norma de liberdade, segundo a qual tudo o que não está proibido está juridicamente permitido. Está teoria tenta explicar a inexistência de lacunas no ordenamento jurídico.

c – Teoria do Ecletismo: segundo essa corrente, as lacunas só existiriam na lei, mas, de forma nenhuma no ordenamento jurídico, o qual é um sistema repleto de critérios de aplicação das normas jurídicas. É a corrente de pensamento que predomina na doutrina.

d – Teoria do Pragmatismo: é uma corrente que reconhece a existência de lacunas no ordenamento jurídico. Contudo, os defensores dessa corrente entendem que o Direito dispõe de fórmulas para regular todos os conflitos sociais. É a corrente que predomina entre os juízes e tribunais.

e – Teoria do Apriorismo Filosófico: tese defendida por Carlos Cossio, o qual entende que a ordem jurídica não tem lacunas. É uma teoria que aparenta semelhança com a Teoria do Empirismo Científico, mas, há se diferencia na fundamentação, vez que para esta o Direito é concebido como soma de regras jurídicas.

Contudo, segundo Carlos Cossio “O Apriorismo Filosófico concebe a ordem jurídica como uma estrutura totalizadora, de onde resulta que um Regime de Direito Positivo é uma totalidade e, por conseguinte, que não há casos fora do todo, porque, do contrário, o todo não seria o todo.”
► Postulado da Plenitude da Ordem Jurídica

-No Mundo do Direito Positivo, do ponto de vista prático, vigora o Postulado da Plenitude da Ordem Jurídica, segundo o qual, o Direito Positivo é pleno de respostas e soluções para todas as questões que surgem no meio social.

1º Exemplo: CPC, Art. 126 - O juiz não se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da lide caber-lhe-á aplicar as normas legais; não as havendo, recorrerá à analogia, aos costumes e aos princípios gerais de direito.

2º Exemplo: Lei de Introdução ao Código Civil, Art. 4º Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

O DIREITO POSITIVO
(CONCEITOS OPERACIONAIS/JURÍDICOS FUNDAMENTAIS)

1. O que é Direito Positivo?

- Segundo o Professor Paulo Dourado de Gusmão direito positivo é um “sistema de normas vigentes, obrigatórias, aplicáveis coercitivamente por órgãos institucionalizados, tendo a forma de leis, de costumes ou de tratados...”

2. O que é Direito Natural?

-É aquele que se compõe de princípios inerentes à própria essência humana. É constituído pelos princípios que servem de fundamento ao Direito Positivo. É constituído, não por um conjunto de preceitos paralelos ao Direito Positivo, mas pelos princípios fundamentais do Direito Positivo.

-O Direito Natural não é escrito, não é criado pela sociedade, nem é formulado pelo Estado como o adjetivo natural indica, é um direito espontâneo, é revelado pela conjugação da experiência e razão. É constituído por um conjunto de princípios, e não de regras, seu caráter é universal, eterno e imutável e pertencem a todos os tempos, que não são elaborados pelos homens e emanam de uma vontade superior porque pertencem à própria natureza humana.

3. Direito Substantivo

4. Direito Adjetivo

5. Direito Objetivo

-É a consideração do direito sob o aspecto normativo.

Exemplo: Código Civil de 2002, o art. 171, do Código Penal, etc.

6. Direito Subjetivo

-É a situação jurídica de uma pessoa que é titular de uma pretensão em relação à outra pessoa, da qual é possível se exigir a prestação correspondente.

· O Direito Positivo está dividido em duas classes:

a)Direito Público

b)Direito Privado

► Teoria Monista de Hans Kelsen ® O Direito é Público

-Hans Kelsen defende a tese de que todo o direito é público porque é produzido pelo Estado, em especial, as normas jurídicas destinadas a disciplinar as relações entre particulares. E nesse contexto, temos, também, a questão da validade das normas jurídicas, em decorrência dos requisitos técnicos-formais.

► Teorias Dualistas

7. Pessoa Jurídica ® é um ente fruto da cultura, de existência ideal. E segundo a doutrina de Paulo Dourado de Gusmão “é construção da técnica jurídica, que atribui personalidade a uma associação de pessoas, a um patrimônio ou serviço público, reconhecendo-lhe interesses e prerrogativas distintos dos sócios, administradores ou destinatários”.

8. Relação Jurídica ® Segundo Miguel Reale é “quando uma relação de homem para homem se subsume ao modelo normativo instaurado pelo legislador, essa realidade concreta é reconhecida como sendo relação jurídica.”

9. Fato Jurídico: Segundo Paulo Nader é o acontecimento do mundo fático a que o Direito determina efeitos jurídicos. Ou em outras palavras, é todo acontecimento que gera, modifica ou extingue uma relação jurídica.

10. Ato Jurídico – todo e qualquer acontecimento resultado da vontade do ser humano, que venha produzir efeitos no mundo jurídico.

10.1. Espécies de Ato Jurídico:

a)Ato Lícito

b)Ato Ilícito

11. Instituição Jurídica

- Segundo GUSMÃO, instituições são "modelos de ações sociais básicas, estratificados historicamente, destinados a satisfazer necessidades vitais do homem e a desempenhar funções sociais essenciais, perpetuados pela lei, pelo costume e pela educação."

-O Estado é uma instituição social, da mesma forma que a família, o casamento, a propriedade, a Igreja, etc.

-Algumas instituições, por sua vez, são entes jurídicos, tais como o Estado, a Igreja, com poder criador e garantidor de suas ordens jurídicas.

-Ainda sobre instituição, ensina GUSMÃO, o seguinte: "Da definição acima podem-se deduzir as seguintes características das instituições: perduram no meio social, não sofrendo em suas características básicas o impacto das transformações sociais, apesar de se adaptarem a elas; satisfazem a necessidades vitais básicas, como, por exemplo, o casamento, que atende às de natureza sexual, à procriação e à constituição da família, enquanto outras são condições fundamentais da ordem social, como o Estado, o governo etc. Assim, as instituições são estáveis, sem serem imutáveis. Podem satisfazer a mais de uma função social ou vital básicas, como, por exemplo, o Estado ou o casamento. Através da História adquirem e perdem funções, como, por exemplo, a família, que na Antigüidade teve funções políticas, jurisdicionais e de culto, perdidas com a evolução social, bem como a Igreja, que já fora árbitro de conflitos internacionais e que já monopolizara o registro civil, hoje da alçada do Estado etc."
12. Relação Jurídica; 13. Sujeito de direito; 14. Dever jurídico; 15. Ilícito; 16. Sanção, Coerção e Coação.

Comentários

Unknown disse…
Gostei muito do conteúdo, pois ficou muito fácil de compreender!!
Unknown disse…
Obrigada pela aula sucinta e objetiva. Continue com este trabalho.
Curso de Direito disse…
ola professor!!! eu ja tive esta aula, mas agora deu uma reforçada no tema....parabens vc foi bem didatico...abraço

Postagens mais visitadas deste blog

PETIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE ACORDO TRABALHISTA - ATUALIZADA PELA REFORMA TRABALHISTA E CPC 2015

EXMO.(A) SR.(A) DR.(A) JUIZ(A) DO TRABALHO DA 0ª VARA DO TRABALHO DE _____ – ___. Ref. Proc. nº _________________________ AVISO DE INADIMPLEMENTO DE ACORDO FULANA DE TAL, já devidamente qualificada nos autos da Reclamação Trabalhista, processo em epígrafe, que move contra EMPRESA DE TAL LTDA , também qualificada, por seu procurador advogado, no fim assinado, vem perante Vossa Excelência, informar o NÃO CUMPRIMENTO DE PARTE DO ACORDO ENTABULADO. MM. Juiz, Segundo esta registrado nos autos, no dia 10/08/2017, foi homologado acordo entre a Reclamante e a Reclamada, na audiência de conciliação e julgamento, tendo sido pactuado o seguinte: “ A reclamada EMPRESA DE TAL LTDA pagará ao autor a importância líquida e total de R$ 4.382,00, sendo R$ 730,33, referente à primeira parcela do acordo, até o dia 11/09/2017, e o restante conforme discriminado a seguir: 2ª parcela, no valor de R$ 730,33, até 10/12/2017. 3ª parcela, no valor de R$ 730,33, a

NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL EM FACE DE PREJUÍZOS CAUSADOS POR EDIFICAÇÃO DE PRÉDIO VIZINHO

Imperatriz/MA, 11 Julho de 2008. Ao ILMO. SR. MARCOS DE LA ROCHE Rua Cegal, nº 245, Centro Imperatriz-MA Prezado Senhor, Utilizo-me da presente comunicação, na qualidade de Advogado contratado por MARIA SOARES SILVA , brasileira, divorciada, vendedora, portadora do RG nº 7777777 SSP-MA e do CPF nº 250.250.250-00, residente e domiciliada na Rua Cegal, nº 555, Centro, Imperatriz-MA, como instrumento para NOTIFICAR Vossa Senhoria, no sentido de proceder aos reparos necessários nas paredes da casa, de propriedade da referida senhora, ou proceda ao pagamento correspondente a compra de materiais de construção e mão de obra, cujas notas e valores respectivos seguem anexos, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas , em face do seguinte: 1) Em 2005 Vossa Senhoria adquiriu uma casa, localizada do lado direito da casa da Srª. MARIA SOARES SILVA ; 2) Em janeiro de 2006, Vossa Senhoria derrubou a casa e iniciou a construção de um outro imóvel, cuja edificação termi

MODELO DE PETIÇÃO DE PURGAÇÃO DA MORA - DE ACORDO COM CPC/2015

EXMO(ª). SR.(ª) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA º VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________________-MA. Ref. Proc. nº IDENTIFICAÇÃO DA PARTE REQUERIDA, já devidamente qualificado nos autos da Ação de Busca e Apreensão, processo em referência, que fora ajuizada por IDENTIFICAÇÃO DA PARTE REQUERENTE , também qualificada, por seu bastante procurador e advogado, no fim assinado, conforme documento procuratório em anexo (doc.01), com escritório profissional na Rua _______________, nº ____, Centro, Cidade, onde recebe intimações, notificações e avisos de praxe e estilo, vem perante Vossa Excelência, na melhor forma do direito, apresentar PEDIDO DE PURGAÇÃO DA MORA Nos seguintes termos: O Requerido celebrou contrato de consórcio com o banco .... , ora Requerente, visando a aquisição de veículo automotor. Em decorrência do contrato, o Requerido passou a integrar o GRUPO DE CONSÓRCIO nº ........... e, através de contemplação